RSS

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Das páginas dos livros para as telas do cinema




Antes de mais nada, eu admito: eu gosto de filmes derivados de livros, tanto que assisto eles no cinema e tudo!!
Mas se caso alguma vez vocês já tiveram a experiência de assistir à um filme baseado no livro, e depois numa tentativa de "ser intelectual" ou algo do tipo, começa a ler o livro; percebesse que ao decorrer da leitura, os personagens passam a possuir o rosto dos atores que contracenaram no filme. Um exemplo recente disso que me ocorreu foi durante a leitura do livro "Entrevista com o vampiro", notei que vi em Lestat o rosto do Tom Cruise; no rosto de Louis vi o rosto de Brad Pitt; e no de Cláudia o rostinho da Kirsten Dunst, que anos mais tarde torna-se o rosto da namorada do Homem-Aranha, Mary Jane Watson.
Sem falar é claro dos spoilers (informações importantíssimas da trama), o que desmotiva cada vez mais o telespectador passar a ser leitor, porque afinal: para que passar horas e horas lendo se eu sei que Lestat sobrevive, Louis vive sozinho, e Cláudia morre? Resposta: Porque sempre existe diferenças entre o filme e o livro, ou você acha que todos os filmes "Happy Potter" são fielmente iguais aos livros? Pelo pouco que eu ouvi falar dos fãs tenha certeza que não.
Enfim, resumido: É maravilhoso ver o livro que você tanto gosta ganhar as telonas e vida, mas querendo ou não, quando isso acontece, o livro perde o seu encanto, e as asas da imaginação são amputadas pelo poder do mercado cinematográfico.
Então meus queridos, antes de sentar na poltrona do cinema, ou da sala de TV pra assistir Sherlock Holmes, Crepúsculo, ou Happy Potter; leia o livro! Sua diversão vai duplicar ao mesmo tempo que você desenvolve e aumenta o seu vocabulário, coisa que os cidadãos deste infeliz país estão precisando.

3 reclamações:

Anônimo disse...

Filme péssimo ,filme pra gay ¬¬!

Raise your drink disse...

Livro é muito melhor. Filme só estraga as histórias :\

Jessica .-. disse...

no caso de "crepusculo",eu preferi mil veses ler "opusculo a parodia",muito mais divertido XD

o filme fez a sensação se perder (e acreditem,eu adoro o fato de me sentir no livro *0*)

Postar um comentário

Reclame à vontade!